REVIEW: Michael Angelo Batio – “Intermezzo” (2013)

 

Michael Angelo Batio – “Intermezzo”

Lançado em 20 de dezembro de 2013

M.A.C.E. Records – IMP. – 56min

 

Michael Angelo Batio é daqueles que possuem mais detratores do que admiradores. Tal ódio é justificado por uma sequência recente de álbuns que comprovam que, em se tratando de guitarra, velocidade não é tudo. Ser considerado o guitarrista mais rápido do mundo o elevou ao status de divindade do rock – pelo menos na sua cabeça –, e a preocupação com o aspecto musical de seus lançamentos foi relegada ao segundo plano. Parecia ser mais legal – e lucrativo – se manter no esquema de clínicas e workshops, servindo de garoto-propaganda de modelos de guitarra com baixo potencial de vendas e, indiretamente, encorajando jovens guitarristas a abandonarem o instrumento.

 

Mas espere! Em “Intermezzo”, Angelo mostra um senso musical que não se ouvia desde “No Boundaries” (1995), com foco total nas composições e não apenas no exibicionismo que data dos tempos do Nitro – quem não se lembra da guitarra de quatro braços no clipe de “Freight Train”???! Pela primeira vez em muito tempo as instrumentais não soam como composições de Yuzo Koshiro para games de Mega Drive, por mais que em alguns momentos a bateria programada nos remeta justamente a isso.

 

Para se manter nos eixos, Batio contou com uma extensa lista de convidados que inclui Michael Romeo, George Lynch, Craig Goldy e até mesmo o cada vez mais ermitão Chris Poland. A principal faixa do CD, “8 Pillars of Steel”, inclui solos de seis outros guitarristas além de Michael. Uma levada jazz para lá de gostosa dá as caras em “5 Four Ever”. Já o encerramento com “Overload” é puro speed metal, com direito a um riff de guitarra monstruoso e uma mistura certeira de efeitos e alavancadas. Se fosse mais curta, certamente disputaria o prêmio de instrumental do ano.

 

Texto originalmente publicado no site Collector’s Room em 22 de janeiro de 2014.

Comentários