DA COLEÇÃO: Mitch Malloy – “Mitch Malloy” (1992)

 


Mitch Malloy – “Mitch Malloy”

Lançado em 31 de março de 1992

RCA – IMP. – 50min

 

Mitch Malloy não era mais uma criança quando entrou em estúdio para gravar sua estreia em disco — ele já tinha 29 anos e boa experiência como engenheiro de som e produtor, além de ter cantado em bandas menores, como o Red Dawn, nos anos 80. Sabendo exatamente o som a ser obtido e como obtê-lo, uniu forças com Sir Arthur Payson e contou com o toque de Midas de Desmond Child, compositor cuja lista de hits gastaria uma resma de papel para ser impressa.

 

O processo de gravação, iniciado em 1991 e que incluiu coisas como gravar a bateria em mais de vinte canais, levou três meses e custou 300 mil dólares — o que, se considerarmos os budgets da época, até que custou barato. O resultado não poderia ser mais satisfatório: lançado em 31 de março de 1992, “Mitch Malloy” sobrevive ao implacável teste do tempo e permanece como uma referência do AOR e Melodic Rock.

 

O grande momento por aqui é a demolidora “Anything At All”, que mesmo sufocada pela nuvem negra do rock de Seattle, chegou ao Top 20 da MTV na Europa. O sucesso colocou o nome de Malloy no mapa e o rendeu um convite para lá de especial: substituir Sammy Hagar no Van Halen — coisa que, infelizmente, nunca se concretizou, visto que Eddie Van Halen e cia. preferiram Gary Cherone, egresso do Extreme.

 

Destaque também para o groove matador de “Over The Water”, a acústica “Problem Child” e “Nobody Wins In This War”, que todo casal que vive brigando devia ouvir diariamente até se convencer de que os dois saem perdendo ao fim de cada embate. E tem gente que diz que o rock não ensina a viver. Fala sério!

 

Como sempre levou uma vida bastante regrada — “minha droga é a música, não estou nessa pela putaria ou pelas festas” —, Malloy segue cantando como poucos, e sua obra, na mesma proporção que acompanha as tendências, mantém um pezinho fincado no indiscutivelmente melhor registro de sua carreira.

 

Texto originalmente publicado no site Metal Na Lata em 18 de abril de 2017.

Comentários