DA COLEÇÃO: Dokken – “From Conception: Live 1981” (2007)

 

 
 

Dokken – “From Conception: Live 1981”

Lançado em 13 de março de 2007

Hellion Records – NAC. -

 

Em 2006, Don Dokken estava tirando o pó de antigas fitas máster quando se deparou com um rolo identificado apenas como “Dokken Live”. Após todo um tratamento e digitalização do material, o vocalista, juntamente com o baterista Mick Brown, situou a apresentação na cronologia do grupo e, em adição jubileu de prata de “Breaking The Chains”, lançaram este “From Conception: Live 1981”.

 

O que temos aqui é o quarteto Don, Mick, George Lynch (guitarra) e Jeff Pilson (baixo) à época batalhando no underground de Los Angeles em busca de um contrato e faminto pelo sucesso que acabaria vindo anos mais tarde na forma de discos de platina (“Tooth And Nail”, “Under Lock And Key” e “Back For The Attack”) e ouro (“Beast From The East”).

 

No repertório, faixas de “Breaking The Chains” – que até então só havia sido lançado na Alemanha, mesmo país onde fora gravado – se misturam a três registros tão inéditos que o próprio Don Dokken teve dificuldade de se lembrar dos nomes. Só essa trinca, formada por “Goin’ Down”, “Hit And Run” e “You’re A Liar”, já valeria o investimento, mas, quando se aperta o play e os primeiros acordes de “Paris Is Burning” soam como uma investida militar, vem-se a certeza de que o pacote completo é satisfação garantida.

 

Destaque também para “In The Middle” (primeira tentativa de balada do grupo) e para a versão estendida de “Nightrider”, que precede um solo em que George Lynch não deixa pedra sobre pedra. Trecho desse solo, aliás, compõe a introdução da versão de “Paris Is Burning” gravada ao vivo em Berlim que encerra a edição americana de “Breaking The Chains”, lançada em 1982.

 

Pelo saudosismo que serve de antídoto a um presente na melhor das hipóteses empalidecido, “From Conception: Live 1981” merece ser ouvido num volume digno de catequizar a vizinhança inteira.

 

Texto originalmente publicado no site Metal Na Lata em 12 de junho de 2017.

Comentários