REVIEW: Duff McKagan’s Loaded – Vivo Rio, Rio de Janeiro, 18 de novembro de 2011

Foto: Daniel Croce

O conceito de “muitos são os chamados, mas poucos são os escolhidos” se aplica bem ao que foi o show quase particular do Duff McKagan’s Loaded, na noite de ontem, no Vivo Rio. Em aproximadamente uma hora e meia de música, o ex-baixista do Guns N’ Roses – aqui responsável pela guitarra base e acompanhado por Mike Squires (guitarra solo), Jeff Rouse (baixo) e Geoff Reading (bateria) –, fez cada um dos 300 e poucos presentes se sentir diante de um ensaio; a atmosfera de show em boate pairou do início ao fim, e todo mundo saiu satisfeito. 

O repertório incluiu o novo single “Dead Skin” e outras cinco músicas do recém-lançado “The Taking”, além de “Sick”, “Sleazy Factory”, “Dark Days” e “Seattlehead”. Dos tempos de Guns, Duff resgatou “New Rose” (original do The Damned), “So Fine” (sem teclado, mas tá valendo), “You Can’t Put Your Arms Around a Memory” (original de Johnny Thunders), a parte final de “Patience” – cantada em uníssono por toda a casa – e um bis digno de enlouquecer qualquer gunner: “Attitude” (original dos Misfits), “Dust N’ Bones” e “It’s So Easy”, as duas últimas com Duff no baixo. 

Mesmo com a garganta meio detonada por conta da maratona de shows pela América do Sul e um pouco insatisfeito com a falta de resposta da galera em alguns sons mais recentes do Loaded – “Me respondam: é tão difícil assim conseguir os nossos álbuns no Brasil?” e “Seria muito mais legal se vocês conhecessem as músicas, assim poderiam cantar junto conosco” –, Duff deu aula de carisma, chegando a descer do palco para os tradicionais apertos de mão. 

Cereja do bolo: ninguém menos que Dave “The Snake” Sabo, empresário da banda e guitarrista do Skid Row, deu as caras e tocou um trechinho da clássica “Monkey Business”. Na tentativa de imitar Sebastian Bach rodando o microfone, Duff o derrubou e todo mundo rolou de tanto rir. O Loaded encerra sua turnê sul-americana hoje, em Buenos Aires, na Argentina.

Texto originalmente publicado no Rio Rock Zone em 19 de novembro de 2011.

Comentários