DA COLEÇÃO: Sea Hags – “Sea Hags” (1989)

 


Sea Hags – “Sea Hags”

Lançado em abril de 1989

Chrysalis – IMP. – 40min

 

Em meados dos anos 80, Ron Yocom (vocais e guitarra), Chris Schlosshardt (baixo) e Greg Langston (bateria) trocaram Seattle, Washington, por São Francisco, Califórnia, em busca da promessa de dinheiro fácil para hairbands emergentes. Os três tiraram a sorte grande e tiveram sua primeira demo produzida por ninguém menos que Kirk Hammett, guitarrista do Metallica. Em algum momento posterior a isso, o vocalista do The Cult, Ian Astbury, demonstrou interesse em produzir o trio. No fim das contas, a estreia em disco dos caras acabaria contando com produção do renomado Mike Clink.

 

Durante as gravações (1987-1988), Langston foi substituído pelo ex-Lethal Weapon Adam Maples e o guitarrista Kevin Russell, que havia sido trazido inicialmente como músico de estúdio, perdeu o posto para Frankie Wilsey. Por conta dos excessos de Yocom e Schlosshardt, que levaram a Chrysalis Records a financiar uma temporada na reabilitação para a dupla, “Sea Hags” teve lançamento adiado para 1989, ano em que todos estavam aparentemente limpos.

 

Em uma época em que os músicos eram mais conhecidos pelo batom que usavam do que pela música que tocavam, o Sea Hags possuía diferencial. O gosto por Rolling Stones e Sex Pistols os fez serem brindados como “o novo Guns N’ Roses”. Seu som traz tanto o elemento jurássico na forma de riffs que são o bê-á-bá do rock quanto a atitude punk de timbres sujos e toques despreocupados — coisa que nomes como Faster Pussycat e, sobretudo, Mötley Crüe, já haviam mostrado ao mundo que era comercialmente viável.

 

“Half The Way Valley” teve clipe na programação da MTV e a banda fez alguns shows antes de as circunstâncias deixarem claro que as únicas semelhanças com o Guns eram mesmo o produtor, o álcool e as drogas. A baixa expressão em vendas foi a última pá de cal para gravadora e empresário pularem fora do barco em fevereiro de 1990 e à banda não restar opção que não fosse o encerramento das atividades.

 

Com o fim, Adam Maples foi considerado como substituto para Steven Adler pelo Guns N’ Roses antes de a banda optar por Matt Sorum. Frankie Wilsey, renomeado Wilsex, ingressou no supergrupo Arcade com Stephen Pearcy do Ratt e Fred Coury do Cinderella. Ron Yocom virou sem-teto, ressurgindo anos mais tarde na cena à frente do esquisito The Power Of 3 e capitaneando uma malfadada reencarnação do Sea Hags. Chris Schlosshardt morreu de pneumonia em fevereiro de 1991.

 

Texto originalmente publicado no site Metal Na Lata em 20 de setembro de 2017.

Comentários