REVIEW: Adrenaline Mob – “Men of Honor” (2014)

 


Adrenaline Mob – “Men of Honor”

Lançado em 18 de fevereiro de 2014

Hellion Records – NAC. – XXmin

 

De uns anos para cá, o rock tem vivido um momento de supergrupos. A ideia é simples: três ou quatro músicos fora de série e já estabelecidos na cena unindo forças em discos vigorosos com sonoridades que, individualmente ou a bordo de suas bandas principais, seriam incapazes de produzir.

 

Em 2011, o metal ganhou seu novo supergrupo com uma aliança da pesada entre Russell Allen (Symphony X) e Mike Portnoy (ex-Dream Theater). Após um álbum e um EP de covers, como já era de esperar, o atarefado Portnoy pulou fora, deixando a bateria a cargo de AJ Pero, do Twisted Sister.

 

Tal substituição me leva a ouvir “Men of Honor”, o mais recente trabalho do Adrenaline Mob, com atenção redobrada à bateria — tal como fiz quando “A Dramatic Turn of Events” (2011), primeiro álbum do Dream Theater sem Portnoy, caiu na net pouco antes de seu lançamento.

 

E Pero desce o braço. O som de sua bateria é destruidor, com backbeats que fazem a vibração dos alto-falantes chacoalharem a mesa. Finalmente o seu potencial, o qual eu tive a honra de testemunhar ao vivo, é captado com fidelidade e do jeito que ele sempre mereceu. Muito mais direto que Portnoy, Pero acaba atendendo melhor à proposta heavy co passagens que são puro hard rock do grupo.

 

Allen não se cansa de surpreender pela capacidade de adaptação de sua voz, indo do mais “podre” ao mais clean em questão de segundos, e fornecendo o gabarito nas dobras que dão aos refrães a força de um rolo compressor. Das mãos de Mike Orlando ouvem-se coisas como o sabático riff de “Feel the Adrenaline” — aliás, esta aqui tem uma passagem que é basicamente um Alice in Chains com sobrepeso. “Dearly Departed” conta com um refrão que é leite de burra... e se prepare para um solo absurdo de Orlando, com referências harmônicas que apontam diretamente para os anos 80, só que com a roupagem atual que todo virtuoso das novas gerações adiciona à mistura.

 

Em “Men of Honor”, mais do que um bom disco de metal para fãs de metal, o Adrenaline Mob oferece um disco para quem está só começando ou mesmo para aqueles que não possuem ouvidos treinados para a pauleira. Não prever um futuro pra lá de bacana para o quarteto seria como sair na chuva e não se molhar. Top five de 2014 — pelo menos até agora.

 

Texto originalmente publicado no site Collector’s Room em 9 de abril de 2014.

Comentários