REVIEW: Alcatrazz – “Breaking The Heart Of The City: The Very Best Of 1983-1986” (2017)

 


Alcatrazz – “Breaking The Heart Of The City: The Very Best Of 1983-1986”

Lançado em 27 de outubro de 2017

Hear No Evil Recordings – IMP. – 3h27min


De uns anos para cá, muita gente vem capitalizando em cima do status de cult que o Alcatrazz adquiriu pegando carona no posterior sucesso de Steve Vai e Yngwie Malmsteen. Em sua breve existência (1983-1987), o grupo lançou três álbuns de estúdio, mas, aparentemente, o residual foi grande: demos instrumentais, registros de ensaios e até mesmo shows gravados com boa qualidade viram a luz do dia como bonus tracks das edições remasterizadas de “No Parole from Rock ‘n’ Roll” (1983), “Disturbing the Peace” (1985) e “Dangerous Games” (1986), que chegaram até a sair no Brasil por volta de 2011 em tiragem limitadíssima.


Composto por três CDs, “Breaking The Heart Of The City” macula o conceito de coletânea. Esse suposto “The Very Best of Alcatrazz” por pouco não traz os três álbuns de estúdio na íntegra (“No Parole…” comparece com nada menos que sete de suas dez faixas) e ainda tem a audácia de incluir dez versões demo, seis das quais inéditas e algumas até sem vocais, como parte do pacote. O CD #3, totalmente inédito, traz takes alternativos — “Kree Nakoorie” aparece em três versões diferentes, socorro! — em gravações cuja matriz já devia estar em estágio avançado de decomposição. Sabendo disso, a gravadora adverte: apesar de estarem abaixo do padrão que o consumidor espera, tais faixas foram incluídas por sua “importância histórica”. Aham, senta lá, Cláudia…


O Alcatrazz foi uma senhora banda, digna de todas as reverências. Se você quer conhecer o som ou faz questão de ter a música em formato físico, acredite no pai: há muitas opções mais em conta a sua espera, inclusive um “The Best Of” que era o famoso arroz de festa em saldões de CDs por todo o Brasil. Com um pouco de sorte, você consegue o melhor de verdade do Alcatrazz por 1/10 do preço que “Breaking” custará em reais.


Texto originalmente publicado no site Metal Na Lata em 21 de novembro de 2017.

Comentários