REVIEW: Queensrÿche – “The Verdict” (2019)

 


Queensrÿche – “The Verdict”

Lançado em 1º de março de 2019

Encore Music / Voice Music – NAC. – 44min

 

O calote dado pela PledgeMusic e o afastamento seguido de debandada do baterista Scott Rockenfield foram dois percalços pelos quais o Queensrÿche passou nos pouco mais de três anos desde o lançamento do ótimo “Condition Hüman”. Agora, com “The Verdict” em mãos, vemos Michael Wilton (guitarra) e Eddie Jackson (baixo) enquanto dupla remanescente dos primórdios saudando Todd LaTorre como força a ser reconhecida muito além de sua competência digna de um Geoff Tate no auge: no 15º álbum de estúdio do grupo, o vocalista leva seu protagonismo para além do microfone, tocando bateria em todas as músicas. Isso sem contar as vezes em que dá uma de porta-voz da banda; posição sempre vulnerável e que requer muito preparo e maturidade.

 

Como em time que está ganhando não se mexe, tanto o produtor (Chris “Zeuss” Harris) quanto o estúdio (Uberbeatz, não confundir com Uber Eats, em Washington) de “Condition” foram mantidos. Em matéria de repertório, a abordagem mais metal com uma pegada bem contemporânea acentuada por camadas e mais camadas de vozes e músicas de em média 4 minutos de duração quase nos faz esquecer que estamos ouvindo o novo trabalho dos outrora baluartes do que ficaria conhecido como metal progressivo.

 

Muitos elementos que compõem a cartilha do estilo se fazem presentes; Wilton segue dando um tapa na cara daqueles que duvidavam da viabilidade de um Queensrÿche sem Chris De Garmo, e a impressão que se tem é que Jackson usa fios de alta tensão em seu baixo tamanho o trovejar dos graves no decorrer da audição. Por fim, LaTorre canta com uma urgência que seus pares já não mais possuem, seja pela idade, seja pela falta de tesão em si.

 

No repertório, destacam-se de imediato “Dark Reverie” — início quase-balada que lá pelas tantas se converte num lamento sofrido a la “The Killing Words” ou “In This Light” — e “Light-Years”, fortíssima candidata ao melhor registro do grupo com LaTorre; momento inexplicável em que você apenas sente que todas as peças se encaixam e o resultado é nada menos que uma obra-prima. Mas, como todo disco realmente bom, “The Verdict” cresce, melhora, a cada ouvida. Acredite no pai e torça junto por uma turnê por aqui o quanto antes!

 

Texto originalmente publicado no site Metal Na Lata em 7 de março de 2019.

Comentários