REVIEW: Titãs – “Nheengatu” (2014)

 


Titãs – “Nheengatu”

Lançado em 12 de maio de 2014

Som Livre – NAC. – XXmin

 

A gente sempre espera que, como um bom vinho, nossas bandas favoritas só melhorem com a idade. Não foi o caso dos Titãs que, a partir da segunda metade dos anos 90, se acomodou na fórmula radiofônica descoberta após o estouro de “Pra Dizer Adeus” e, vamos ser francos, piorou. Levaria mais de uma década e alguns discos com pouca expressão roqueira até que o, hoje em dia, quarteto, radicalizasse e lembrasse como se faz o bom e velho som pesado que os fez decolar no passado.

 

Em “Nheengatu”, seu melhor trabalho desde “Titanomaquia” (1993), os Titãs colhem na inquietação das ruas a pedra angular de letras furiosas — às vezes até subversivas — que refletem a insatisfação do brasileiro com o país às vésperas da Copa do Mundo. Musicalmente, o álbum é, como o vocalista Paulo Miklos previu em novembro de 2013, “pesado, sujo e malvado”. Devo apenas concordar, sem tirar nem por.

 

O rock brasileiro mainstream, cada vez mais imerso em vibes de qualidade duvidosa, precisava de um petardo como “Nheengatu”, que te pega pelo saco. Certamente, um dos melhores do ano e, provavelmente, a minha escolha na categoria “o retorno do ano”.

 

Texto originalmente publicado no site Collector’s Room em 10 de junho de 2014.

Comentários