REVIEW: Fabiano Negri – “Reborn” (2021)

 


Fabiano Negri – “Reborn” (2021)

Lançamento em 29 de janeiro de 2021

Big Can Productions – IMP. – 23min.


Fabiano Negri pôs seus demônios para dormir e retomou a carreira com ânimo renovado e motivações atualizadas. “Reborn” é a barra de vida pela metade – afinal, são apenas cinco músicas –, mas já é o suficiente para manter o cara em condições de combate e, a julgar pela qualidade do que se ouve musical e tematicamente, a poucos golpes da vitória. 


Não que atmosferas carregadas lhe sejam prejudiciais – muito pelo contrário, vide “The Fool’s Path” (leia a resenha aqui) ter entrado na minha lista de melhores do ano de 2020 –, mas com o alto astral das boas perspectivas vem junto uma assinatura sonora mais abrangente, como a que se ouve na uptempo “In the Face of Desire”. Ele canta “It’s good to watch you undressed from all that makes you will” como se estivesse diante do espelho e liberta um solo de guitarra digno dos grandes mestres da improvisação.


Aliás, a guitarra é o instrumento preponderante do trabalho: das pinceladas sutis e emotivas em “Gazing” ao clima estradeiro de “Ready to Go”, presente aos órfãos do Rei Lagarto cuja mensagem por trás do timbre parece dizer “meu cavalo é uma Harley”. Mesmo “Inside Out”, a homenagem à sua mãe que abre a audição, ampara-se em camadas de guitarras e deságua num solo inspiradíssimo. Na letra, a proposta é a mudança de foco: “Forgive yesterday and look for today”. 


Naquela que dá nome ao disco e o encerra, Fabiano incorpora não apenas o Freddie Mercury, mas o Queen inteiro numa balada de reconciliação com a própria história que anuncia cenas dos próximos capítulos de um artista não sozinho no topo da montanha, mas tomando o caminho de volta para renascer. A vida é o que se tem hoje. Bobo é quem discordar. 


Gostou? Compre o CD aqui

Comentários