RESENHA: Lessmann/Voss – “Rock Is Our Religion” (2022)



Lessmann/Voss – “Rock Is Our Religion”

Lançado em 22 de julho de 2022

Shinigami Records – NAC. – 50min


A recente parceria fechada entre a alemã Atomic Fire Records e a brasileira Shinigami Records começa a dar frutos. Um dos primeiros títulos a ganhar edição nacional é “Rock Is Our Religion”, estreia do Lessmann/Voss, projeto capitaneado por Claus Lessmann, que cantou no Bonfire de 1985 a 2015, e Michael Voss, vocalista, multi-instrumentista e produtor mais conhecido por integrar o Mad Max desde 1983.


Aos primeiros compassos de “Medicine Man”, que abre o disco, percebe-se um esforço consciente da dupla de se afastar da sonoridade de seus grupos de origem. Portanto, esqueça aquele hard ‘n’ heavy de guitarras no talo com timbres gordos e valvulados; o fio condutor é um rock muito mais abrangente e, por consequência, acessível. 


Na mira, o ouvinte casual, pouco afeito a peso de mais ou rótulos; na meta, um misto de experimento descompromissado com passatempo pandêmico; vide “Slow Dance”, um tributo velado aos primórdios do rock ‘n’ roll, e a faixa-título, em especial no confessional verso “Feeling sick and tired of Corona — Kill it!” (“De saco cheio do Corona — Acabe com ele!”). 



Não quer dizer, no entanto, que fãs de Bonfire e Mad Max se sentirão totalmente à deriva: “Stay”, a favorita deste autor, poderia facilmente estar no repertório de uma das bandas.


À exceção da bateria — gravada pelo hired gun Vincent Golly —, Lessmann e Voss dividem, não de maneira igualitária, todos os demais instrumentos; enquanto ao primeiro coube apenas o violão — que muito pouco se ouve, diga-se —, o segundo ficou responsável por todo o resto: guitarras base e solo, baixo e teclados. 


Embora os mais fervorosos possam questionar o quão devotos ao deus metal Claus e Michael são, findados os 50 minutos de audição, não há dúvidas de que o rock, lato sensu, é a religião dos caras. Amém!


Adquira o CD na loja oficial da Shinigami Records.


Comentários