ENTREVISTA: A jornada do fora da lei — Fabiano Negri em paz com o caos


Anunciado como um possível ponto final em sua discografia, “The Fool’s Path” (2020) acabou sendo, na verdade, apenas mais uma curva na estrada criativa de Fabiano Negri. Desde então, o decano do hard nacional tem produzido em escala quase industrial, como se cada novo disco fosse uma necessidade vital. Questionado sobre esse impulso criativo, ele é direto: trata-se de amor. “Minha vida é isso. Eu sou um animal musical 24 horas por dia”, confessa. Para ele, fazer música é um prazer que vai além do ofício: “Eu sou fã do meu trabalho. Gosto de me ouvir, gosto das músicas que faço. Meus álbuns são retratos da minha vida. Coloco as coisas pra fora — é terapêutico”.

Esse reencontro com o prazer de criar também tem relação com um momento de superação pessoal. Fabiano revela que, sem perceber, mergulhou em um estado de depressão profunda por volta de 2020, ano marcado por perdas, incertezas e isolamento. A pandemia, a morte repentina da mãe e a crescente polarização ideológica no Brasil contribuíram para um cenário interno sombrio. “Eu me fiz de forte, mas estava destruído. Trabalhava muito, bebia demais e sentia uma tristeza que não sabia de onde vinha. Cheguei a ter pensamentos muito sombrios sobre mim mesmo”, admite. Foi graças à intervenção de um amigo psiquiatra que ele buscou ajuda. “Hoje faço terapia, tomo medicação e compreendo que tenho uma doença séria, mas estou bem. Meu entendimento das coisas mudou muito.”

O novo álbum, “The Outlaw’s Journey”, carrega esse amadurecimento. O título, que remete a “The Fool’s Path”, pode sugerir uma continuação, mas Fabiano aponta diferenças claras. “Este disco é mais bem-humorado e irônico, tem humor ácido. Liricamente, é diferente de tudo o que eu já fiz.” As quatro primeiras faixas contam uma história ambientada em um mundo pós-apocalíptico, onde um grupo de pessoas sobrevive à catástrofe e reorganiza a sociedade com base na exploração. Nesse cenário, surge uma figura de resistência: Keck Spergman, personagem que conduz uma rebelião cujo legado permanece mesmo após seu fracasso. “Bandido, mártir, santo, demônio? Tirem suas conclusões.”

O disco também amplia o olhar para temas sociais e existenciais. Em canções como “The Goat, The Machine Gun and The Jackal”, “Winds That Show Our Real Nature” e a faixa-título, Fabiano observa e comenta o mundo ao redor com ironia, sarcasmo e compaixão. Ainda assim, há espaço para reflexões íntimas, como em “Something’s Going Wrong”, uma confissão sobre como deve ser difícil para sua esposa lidar com seu pessimismo cotidiano.



Perguntado sobre que imagem esse álbum pinta do Fabiano Negri de 2025, ele responde com leveza: “Um Fabiano mais descontraído, menos tenso. Dividindo mais. Foi muito divertido fazer esse álbum. Estou em paz, curtindo tocar com meu filho, chegando aos 50 anos... Estou tentando entender esse cara, mas também tentando gostar dele.”

Esse clima de partilha também está na origem da Bebê Diabo, banda que gravou o novo disco ao seu lado. A formação nasceu do desejo de tocar com o filho e de romper com a solidão criativa. “Mesmo compondo a maioria das músicas, deixei o pessoal à vontade para criar os arranjos. Fiz parcerias depois de muitos anos. Tem sido muito legal”, celebra.

Fabiano espera que “The Outlaw’s Journey” provoque reflexões no ouvinte — especialmente sobre o retrocesso social e como as pessoas têm vivido em função de expectativas que não foram criadas por elas. Para divulgar o álbum, os planos incluem shows, videoclipes e o máximo de visibilidade possível. “Acreditamos que é um ótimo disco. Fácil de ouvir, fácil de assimilar. Vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para que as pessoas o escutem com atenção.”

E mesmo com tantos lançamentos recentes, é difícil imaginar Fabiano parando. “Quero que a banda curta este álbum, que se orgulhem dele. Mas no ano que vem vai ter disco novo, claro. Isso só não vai acontecer quando eu não estiver mais aqui. E pretendo estar por aqui por muito tempo.”



“The Outlaw’s Journey” estará disponível em todas as plataformas de streaming a partir de 27 de junho.


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