REVIEW: Trapeze – “Medusa” (Relançamento 2021)



Trapeze – “Medusa”

Lançado originalmente em novembro de 1970

Classic Metal Records / Voice Music / Rock Brigade Records – NAC. – 40min (CD1) / 59min (CD2) / 41min (CD3)


Como diretor de uma agência de entretenimento sediada em Wolverhampton, Inglaterra, no final dos anos 60, uma das responsabilidades de Tony Perry era cuidar de uma banda chamada Finders Keepers, composta por Glenn Hughes (baixo e vocais), Mel Galley (guitarra) e Dave Holland (bateria). Outro de seus clientes era o grupo The Montanas, que contava com a dupla John Jones (trompete e vocais) e Terry Rowley (teclados). Juntando os cinco, meio que despretensiosamente, Perry trouxe à vida o Trapeze. Depois de um único álbum, autointitulado, como quinteto, Jones e Rowley deram no pé. 


Hughes, Galley e Holland mantiveram o nome, mas não a identidade musical. O Trapeze versão power trio soa muito mais pesado, com guitarras mais proeminentes e espaço extra para Glenn exibir os talentos vocais que lhe renderiam a alcunha de “A Voz do Rock” e um convite para se juntar ao Deep Purple. Mas nem tudo são mudanças: a produção novamente ficou a cargo do baixista do The Moody Blues, John Lodge. 



“Uma nuvem carregada me segue aonde quer que eu vá”, brilha Hughes no refrão de “Black Cloud”. Produto típico da época em que foi concebida, a faixa de abertura de “Medusa” não faria feio num álbum do Free ou do Cream. Além da versão de estúdio, ela aparece em outras quatro versões no pacote: Stereo Edit, Mono Edit e duas ao vivo, sendo a melhor delas no Golden Hall, em Nova York, no dia 23 de março de 1971. 


Na sequência, o peso de “Jury”, sobretudo em sua primeira parte e no solo furioso de Galley na segunda, segue à risca a cartilha do Black Sabbath. Na terceira, a música fornece a planta sobre a qual o Judas Priest construiria um dos destaques de seu catálogo nos anos 70: “Dreamer Deceiver”. 



Um riff à Jimmy Page conduz “Your Love is Alright”. O clima de curtição e despojamento é tamanho que se tem a ideia de algo feito na base do improviso, com os três tocando até que o rolo de fita chegasse ao fim. Destaque para o suingue de Dave Holland na bateria, coisa da qual ele aparente abriu mão quando de sua entrada no Priest em 1980. 


Letras-cabeça não estavam entre as prioridades do trio. Que o diga “Touch My Life”, brado hippie sobre o amor e a necessidade de ser amado com léxico limitadíssimo. “Seafull” por sua vez conjura imagens de um Jardim do Éden inundado ao tratar da tragédia que é um coração partido. Sobre acordes cintilantes e o baixo mais elementar do disco, Galley rouba a cena aplicando emoção soberba à cada nota do solo meio Santana meio Ritchie Blackmore. 



Na reta final, “Makes You Wanna Cry” soa como “Come Together” dos Beatles caso John, Paul, George e Ringo tivessem fumado uma erva vietnamita pesada. A complementariedade das vozes de Hughes e Galley no refrão só não é mais legal que a pandeirola que surge no pano de fundo. A faixa título, provavelmente a mais famosa e importante do repertório — vide tanto a regravação feita pelo Black Country Communion em 2010 quanto o fato de ela estar entre as vinte músicas mais tocadas por Glenn em sua carreira solo —, encerra os trabalhos com pretensões de épico e novo aceno ao proto-metal do Sabbath.


Lançado originalmente em novembro de 1970, apenas cinco meses após seu antecessor, “Medusa” captura uma banda no ápice de seu entrosamento, e a recente edição tripla lançada no Brasil pela Classic Metal Records em parceria com Voice Music e Rock Brigade Records, repleta de cortes ao vivo nos CDs dois e três, comprova que sobre o palco os caras eram ainda mais desinibidos, chegando ao ponto de convidar John Bonham, o lendário baterista do Led, para dar uma canja. O digipak de quatro painéis inclui ainda um encarte em formato de pôster com a reprodução de um cartaz de show da época de um lado e um baita textão assinado por ninguém menos que Malcolm Dome (Record Mirror, Kerrang!, Metal Hammer, Classic Rock), jornalista sumidade nesse tal de rock and roll, do outro. Imperdível. 


Gostou? Compre o CD aqui.


Comentários