RESENHA: Avenger – “Killer Elite” (Relançamento 2021)


Avenger – “Killer Elite”

Lançado originalmente em junho de 1985

Classic Metal Records – NAC. – 45min


No ano que separa “Blood Sports” de seu sucessor, “Killer Elite”, o Avenger mudou de guitarrista — saiu Les Cheetham para a entrada de Greg Reiter — e produtor, com a substituição de Martin Smith pelo muito mais experiente Keith Nichol. Do ponto de vista musical, no entanto, as atualizações foram mínimas, se é que houve alguma. Em outras palavras, o quarteto soa melhor neste segundo álbum, mas sob aspectos que independem do que cada um dos integrantes tinha a oferecer individualmente. 


Nas letras, a tendência a versar sobre o lado ruim da vida foi mantida: ouvimos Ian “Swifty” Swift — creditado no encarte como Ian Davison Swift — cantando sobre guerra (“Revenge Attack”), assassinato (“Run for Your Life” e “Sawmill”), tortura (“Brand of Torture”) e relacionamentos fadados ao fracasso (“Hard Times”). Projeto de hino, “(Fight for the) Right to Rock” soa como a resposta britânica a “The Right to Rock”, do estadunidense Keel, lançada no mesmo ano. O formato chamada e resposta no qual o ouvinte é levado a responder, entre outras coisas, que não quer ir para o céu nem permanecer do lado da ordem, é um reforço ao estereótipo gasto, mas ainda parcialmente divertido, de headbanger satanista e baderneiro. 



Totalmente fora da curva temática do álbum, mas não do panorama do metal europeu da época, “Steel on Steel” é um diário de bordo viking, que cita lugares e personagens da mitologia nórdica — Midgard, Thor etc. — e descreve o modus operandi desses impiedosos guerreiros de origem escandinava: pilhagem, terror e execuções sumárias, de acordo com a última estrofe, “com a esperança de um futuro de paz e prosperidade”.


Assim como “Blood Sports”, “Killer Elite” ganha nova chance no mercado brasileiro em formato jewel case com acabamentos de luxo. Além das doze faixas do LP original, a presente edição da Classic Metal Records inclui duas bonus tracks: “Brand of Torture” extraída do clássico programa de rádio Hot ‘N’ Heavy Express e uma demo, “Rough Ride”, ainda com Cheetham nas seis cordas. 


Gostou? Compre o CD aqui.

Comentários