RESENHA: Alcatrazz – “V” (2021)


Alcatrazz – “V”

Lançado em 15 de outubro de 2021

Heavy Metal Rock – NAC. – 1h2min 


Em menor escala se comparado a Glenn Hughes ou Richie Kotzen, Graham Bonnet é o tipo de cara que, mesmo na qualidade de contratado ou coadjuvante, domina estilisticamente quase todo projeto para o qual empresta seus talentos vocais. Suas passagens por Rainbow e Impellitteri comprovam a tese. Daí, podemos imaginar o tamanho do pepino que o baixista Gary Shea e o tecladista Jimmy Waldo tiveram em mãos quando o caqui preteou com Bonnet a ponto de as duas partes responsáveis pela assinatura sonora do Alcatrazz terem se separado em meio à divulgação do bacana “Born Innocent” (2020). 



Para o lugar do veterano vocalista, um que é amplamente conhecido pelos galhos que quebrou ao longo dos anos: Doogie White, britânico de 61 anos – doze a menos que Bonnet –, que ostenta um currículo gigantesco, embora pouco festejado. Há quem lhe atribua a alcunha de “o cara certo nos lugares errados”, e é mais ou menos isso mesmo. Talvez pela frequência com que foi chamado para apagar incêndios em bandas com discografias sólidas e séquitos fiéis, White nunca conseguiu se projetar além da imagem de substituto.


Dito isso, uma das missões não declaradas de “V”, novo álbum do Alcatrazz que chega ao Brasil pela Heavy Metal Rock, é justamente mostrar ao mundo que White possui mais do que mera capacidade de adaptação. Outra coisa que a banda – completada pelo guitarrista Joe Stump e pelo baterista Mark Benquechea – deseja é se afirmar como uma entidade viável a despeito de seu integrante mais famoso ter pulado fora do barco. Para tal, apostam na receita de eficácia previamente comprovada que remonta aos tempos de Yngwie Malmsteen na formação. 


Tentativa de recriar o clima de “No Parole from Rock ‘N’ Roll” (1983)? Só eles podem dizer. Mas que “Nightwatch” soa como algo que poderia ter sido escrito pelo sueco voador, soa. Ainda assim, o grupo expande seus horizontes composicionais com a blueseira “House of Lies”, cuja letra aponta para o rompimento nada amigável com Bonnet: “Now I know you were never my friend / One more knife stuck in my back”, canta White fazendo as vezes de porta-voz da dupla Shea/Waldo.



Mas não só de reminiscências e indiretas vive “V”: participações especiais de Cliff Evans (Tank), Donnie Van Stavern (Riot) e Nigel Glocker (Saxon) abrilhantam ainda mais o repertório deste trabalho que, num balanço geral, representa o início de uma nova fase para o Alcatrazz. Que tenham tempo para surpreender os incrédulos e arrebatar os incautos.


Gostou? Compre o CD aqui.


Comentários