RESENHA: Troyen – “Falling Off The Edge Of Forever” (2021)



Troyen – “Falling Off The Edge Of Forever”

Lançado em 11 de outubro de 2021

Classic Metal Records – NAC. – 1h5min


O ano de 2021 marcou o 40º aniversário do Troyen. Foi também o ano em que o quinteto chefiado por Jeff Baddley (bateria) e Steve McGuire (guitarra) lançou seu primeiro álbum de inéditas. Entenda: apesar de um início promissor nos primeiros meses de 1981, a banda infelizmente se separou no final de 1982. A reunião veio em 2014, seguida pelo lançamento de dois EPs — “Storm Child” (2017) e “A New Dawn” (2019) — com boa repercussão na crítica. Ou seja, dos 40 anos, menos de ¼ foram na ativa.

O adesivo na capa anuncia um álbum com a sonoridade do metal dos anos 1980. É exatamente isso que se ouve nas nove faixas que compõem “Falling Off The Edge Of Forever”. Junto a Baddley e McGuire estão o guitarrista Steve Haslam, o baixista Mark Nortley e o vocalista Mark Walling. Os cinco são responsáveis por um som que de tão retrô emula até as limitações técnicas de quatro décadas atrás, evidenciadas por escolhas de pós-produção que subtraem o brilho em nome da manutenção do fator orgânico, talvez resultado de uma gravação ao vivo em estúdio.



Nas letras são exibidas preocupações com o meio-ambiente e bandeiras como a da atenção às mudanças climáticas são hasteadas. Paralelo a isso, críticas mais incisivas ao sistema e reflexões que só vêm à medida que nascem os cabelos brancos. Chamam a atenção a duração de “Raise Your Hands” (9:06) e a regravação de “Storm Child”, segundo Baddley em entrevista a este que vos escreve, por insistência de Walling, desejoso de imprimir sua assinatura na canção. 

Lançamento mundial da brasileira Classic Metal Records — repetindo a parceria que resultou na coletânea dupla “Anthology” (2019) —, “Falling Off The Edge Of Forever” inclui ainda três bonus tracks: “Lady Evil” e “Dreams Never Lie” gravadas ao vivo no Mearfest de 2019 e um corte estendido de “Nightmare” do festival Blast From The Past do mesmo ano. 


Gostou? Compre o CD aqui.


Comentários