RESENHA: Alta Reign – “Mother’s Day” (2021)



Alta Reign – “Mother’s Day” (2021)

Hellion Records – NAC. – 56min


Faz ideia de como deve ser passar metade da sua vida e praticamente toda a sua carreira com ideias fervilhando na mente, mas sem tempo hábil ou as pessoas certas para fazer a coisa acontecer? Jeff Plate sabe bem. 


Dez anos depois de terem tocado juntos na Beethoven’s Last Night Tour do Trans-Siberian Orchestra, Plate e Jane Mangini — que já foi casada com o guitarrista Al Pitrelli — retomaram o contato. Na verdade, foi o baterista, também conhecido pelos discos que gravou com o Savatage e o Metal Church, quem tomou a iniciativa e convidou a tecladista para ser seu braço direito no Alta Reign, cujo conceito existe desde o final dos anos 1980, mas nunca foi tirado do papel. 



No pouco falado Sunsonic a dupla encontrou os vocalistas/guitarristas Tommy Cook — que canta muito — e Collin Holloway — de gogó menos privilegiado — e o multi-instrumentista Zach Hamilton. Com o ilustre desconhecido Kevin McCarthy no baixo, o line-up ficou completo.


Lançado em 8 de janeiro de 2021 pela Rat Pak Records, “Mother’s Day” ganhou edição nacional pela Hellion pouco tempo depois. As razões, perpetuadas ao longo dos 56 minutos de duração do CD, são diversas: da musicalidade ímpar do todo ao talento individual das partes; do fundamento heavy às texturas hard, prog e melódicas; da belíssima ilustração de capa do russo Oleg “Voodoo” Scherbakov à produção de gente grande assinada por Joe Clapp. Em suma, tudo chama a atenção e depõe a favor do trabalho.



O que não depõe tanto são as semelhanças que, se não mera coincidência, citam as fontes tão em voz alta que é impossível deixar passar, como o riff introdutório de “Shine”, parecidíssimo com o de “Alison Hell”, do Annihilator, ou a frase de guitarra que abre “Witness”, que repete as mesmas notas do tema principal de “Love Is For Suckers”, do Twisted Sister.


Visando a uma aprovação nas ligas principais, Plate traz a bordo dois convidados que dispensam apresentações: Chris Caffery e Joel Hoekstra, dois ases das seis cordas que contribuem com solos de tirar o fôlego, respectivamente, nas faixas “Rise” e “Mother’s Day”. E por falar em ases das seis cordas, o disco é dedicado a Matt Leff, guitarrista estadunidense morto em 2019 com quem tocou em “This Present Wasteland” (2018), do Metal Church. “Sem seu talento e amizade, nada disso teria sido possível”, escreve Jeff. 


Adquira “Mother’s Day” na loja oficial da Hellion Records.


Comentários