REVIEW: Hellanbach – “Now Hear This” (Relançamento 2021)



Hellanbach – “Now Hear This”

Lançado originalmente em fevereiro de 1983

Voice Music / Rock Brigade Records / Classic Metal Records – NAC. – 52min


Formado no final dos anos 70, o Hellanbach — o nome é uma corruptela de “Hell and Back” (algo como “Estive no inferno e voltei [para contar como foi]”) — baseava seu som nos malabarismos do guitarrista Dave Patton e na extravagância do exibido vocalista Jimmy Brash. Em 1980, a repercussão do EP independente “Out To Get You” rendeu um contrato com a Neat Records. Após dar as caras em algumas compilações da gravadora, o quarteto — completado por Kev Charlton no baixo e Steve Walker na bateria — deu entrada nos Impulse Studios com o produtor Keith Nichol — o mesmo de “Welcome to Hell” (1981) e “Black Metal” (1982) do Venom — para gravar seu LP de estreia.


Lançado em fevereiro de 1983, “Now Hear This” foi bem-recebido pela mídia especializada; revistas como a Sounds e a Kerrang! previram um ano movimentado para a banda, que chamaram de “a resposta da New Wave of British Heavy Metal ao Van Halen”. De fato, foi: na sequência de uma turnê local, o Hellanbach fez seus primeiros shows fora do país. Mas uma vez estigmatizados, jamais conseguiriam se livrar das comparações. Tudo bem que o estilo ora cantado ora falado de Brash lembra muito o de David Lee Roth, mas do ponto de vista “guitarrístico”, Patton perde de lavada — quem não perderia? — para Eddie Van Halen. Ainda assim, entrega riffs mais elaborados que os de seus contemporâneos e capricha no uso de harmônicos e alavancadas em seus arremates. 



Também a exemplo da banda que originou o chamado Glam Metal nos Estados Unidos, que não perdia uma piada, o Hellanbach inclui em “Now Hear This” um cover de “Everybody Wants to Be a Cat”, do desenho “Aristogatas” da Disney. Só que uma coisa é você inventar moda na ensolarada Califórnia, outra é pagar de gaiato sob o cinza dos redutos industriais da Inglaterra. Poucos acharam graça, muitos detonaram. Na dúvida, pare de ouvir na faixa 10, “All the Way”. E antes que eu me esqueça, destaca-se no repertório a trinca formada por “All Systems Go”, “Maybe Tomorrow” e “Motivated By Desire”, todas súmulas tanto da capacidade técnica acima da média dos músicos quanto da produção com sérias restrições orçamentárias que era o padrão nos títulos da NWOBHM; e que passado tanto tempo nós adoramos. 


Quase quatro décadas mais tarde, eis que “Now Hear This” finalmente ganha edição brasileira pela trinca Voice Music / Rock Brigade Records / Classic Metal Records como parte da série Rare Archives, que já disponibilizou em território nacional álbuns clássicos do metal britânico, como “Power Games” do Jaguar, “Beware of the Dog” do Tysondog e o autointitulado primeiro disco do Cloven Hoof. Além de um pôster dupla-face 36cm x 36cm, o CD inclui o supracitado EP “Out To Get You” como bônus for your listening pleasure


Gostou? Compre o CD aqui.

Comentários